enviado originalmente em 30/08/2017 para os seguidores cadastrados em nossa newsletter.
para receber nossos artigos em primeira mão, clique aqui .
Olá, aqui é o Anderson!
Espero que esta o encontre novamente na graça redentora e na paz reconfortante de NSJC.
Mais uma vez permita-me trazer a você uma nova reflexão sobre um tema que parece ser de seu pleno conhecimento e domínio. Mas essa é uma das características que torna a Palavra de Deus viva e eficaz. Separe 10 minutinhos do seu tempo para ter esse momento à sós com Deus.
Ah! E pegue um caderno pautado e caneta, pois hoje você fará um exercício!
“Agradeçam ao Senhor por sua bondade, e por suas grandes obras em favor dos homens.”
Salmos 107:15 (Versão Católica BR)
Ao longo das reflexões anteriores, vimos meditando sobre valores-base do Reino de Deus que devem permear todas as nossas atitudes para que estas sejam reflexo da transformação que o Senhor fez em nossos corações, em todas as áreas da nossa vida: preparo, honestidade, servir, ser excelente, ser paciente, etc.
Ao falarmos de valores e virtudes estritamente financeiras, qualquer Cristão irá imediatamente elencar a FIDELIDADE e a GENEROSIDADE como sendo características que, uma vez cumpridas em nossas vidas, gera no coração de Deus uma atração em relação à nós e com isso somos automaticamente abençoados. Eu gostaria de lhe dizer que há algo que o Senhor quer enxergar dentro de nossos corações antes destas coisas.
Deus se alegra quando vê um coração grato!
Qualquer pessoa educada sabe que deve agradecer quando recebe um presente. A verdadeira gratidão se reflete, também, de outras maneiras. Falamos para outras pessoas; cuidamos bem do presente recebido; procuramos agradar à pessoa que se mostrou generosa para conosco; etc.
A gratidão faz parte da vida do servo de Deus. Devemos mostrar a gratidão para com outros homens, mas o foco deste artigo é a nossa gratidão para com Deus.
Ela deve começar no momento em que você reconhece todas as dores, todo o sacrifício das torturas, da injustiça, da traição que Jesus sofreu para que eu e você tenhamos direito à vida eterna com Deus. Quando a gente se lembra de tudo o que Deus já fez por nós, acaba reconhecendo a presença Dele em todos os nossos caminhos.
Deus é Pai. E como tal, quer o melhor para os seus filhos. Provê o melhor. Dá presentes. Não espera recompensa. Quem é pai ou mãe sabe bem do que estou falando. É dar-se sem esperar nada em troca… a não ser um “obrigado”.
Um coração grato a Deus jamais viverá longe de Jesus, por isso está escrito:
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
1 Tessalonicenses 5:18 (Almeida Corrigida e Revisada)
Gratidão é uma virtude do caráter. Quem não é grato tem problemas sérios. É uma pessoa que ainda não entendeu o código-base das relações humanas e para com Deus. É uma pessoa que acha que os demais estão aqui na terra para servi-lo, e Deus nos céus também. Um dos primeiros sinais de que estamos rejeitando a Deus é esquecer de agradecer-Lhe:
“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.”
Romanos 1:21 (Almeida Corrigida e Revisada)
Em matéria de mordomia financeira, é muito mais fácil sermos fiéis (no dízimo e nas ofertas) e generosos (na caridade, nas doações) quando temos o nosso coração primeiramente repleto de gratidão e alegria. O desprendimento material torna-se muito mais fácil. Percebemos que nada somos, e nada temos, e que tudo vem do Senhor. O que está conosco hoje amanhã poderá estar na mão de outro administrador; logo a melhor maneira de lidar com aquilo que chega das mãos de Deus para as nossas é primeiramente dizer “Muito obrigado, Senhor, por teres me confiado este salário / essa gratificação / essa venda / essa ação na justiça / esse presente … ” Tudo, tudo, tudo.
Depois que somos gratos e declaramos isso – não só à Deus mas aos que estão à nossa volta – fica praticamente impossível não cumprir suas ordenanças e ser bondoso com aqueles que se encontram em situação economicamente pior que a nossa.
“…porque Deus ama ao que dá com alegria.”
2 Coríntios 9:7b (Almeida Corrigida e Revisada
Como desenvolver o hábito de ser grato
Bonnie D. Parkin ensinou: “A gratidão é um princípio enriquecido pelo Espírito. Ela abre nossa mente para um universo permeado das riquezas de um Deus vivo”.
Precisamos orar e pedir a influência do Espírito Santo para nos ajudar a identificar a mão de Deus em nossa vida. O Senhor ouvirá nosso clamor, e nossas orações passarão a ser enriquecidas com a gratidão às dádivas recebidas.
Podemos fazer uma lista pessoal diária daquilo que obtivemos como uma benção durante o dia, o exercício de escrever e também de falar são processo que contribuem para um ato reflexivo, organizamos nossos pensamentos e passamos a ver as coisas com maior clareza e discernimento.
- Comece o dia com uma atitude de gratidão. Salmos 92:1-2:
“Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.” - Dê graças a Deus em todas as situações. 1 Tessalonicenses 5:18:
“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” - Quando der graças não se esqueça de donde vêm as nossas bençãos. Salmos 103:2:
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.”
“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? “
Salmos 116:12 (Almeida Corrigida e Revisada)
EXERCÍCIO
📝Escreva num caderno 50 motivos de gratidão.
Sim! 50. Quaisquer motivos. Parece absurdo e difícil, mas não é. Além de ser um exercício maravilhoso. Assim que você terminar essa mensagem foque em realizar essa tarefa. Comece agradecendo a Deus por sua vida, pela de seus familiares, por sua casa, por seu trabalho, por sua igreja… Pronto! Só de lhe explicar a tarefa já lhe dei 10% dela pronta! Agora é com você. Ao final, faça uma bela oração ao nosso Deus e faça um voto pessoal de ser grato a Êle com mais frequência.
Surpreenda-se com os resultados.
Forte abraço! Fiquem na Paz!
Anderson de Alcantara
videiraef.com.br
facebook.com/
instagram.com/videiraef